sexta-feira, 16 de novembro de 2012

XIV Doces e Licores Conventuais em Alcobaça

Olá.
Não posso deixar de recomendar, a ida ao Mosteiro de Alcobaça, onde decorre até domingo, a 14ª Mostra de Doces e Licores Conventuais.
De muita qualidade e quantidade, todos os participantes mostram o que de melhor se faz.
De todos os presentes destaco os que vos mostro nas fotos que se seguem.
Conventuais da Brisa Doce de Amarante
Almofadinhas de Sta Maria do Café Portas de Fora em Alcobaça
Barretes do Café Trindade em Alcobaça
Pasteis Beato Nuno da Delícias de Cister em Alcobaça.


Na segunda sala depois da entrada, não deixe de ver e provar (é oferecido) algumas das coisas boas que os alunos da Escola Profissional de Cister-Alcobaça, fazem lá.
A foto abaixo só mostra o pratinho e respectivo garfo, pois com as mãos ocupadas não tinha como fazer doutra maneira.
Estão de parabéns uma vez mais estes jovens formandos que já em anos anteriores nos tinham brindado com outras coisas igualmente boas e diferentes.
Amostras de gelado com fruta e chocolate quente, de alunos da Esc.Prof. de Cister.
Vá lá e vai ter motivos de sobra para apreciar coisas deliciosas que dão um gosto especial ao que é o Bom da Vida.
Façam o Favor de Ser Felizes.
Fiquem bem.
JCNogueira



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Licores Donanna

Olá.
Como sabem (os mais atentos), estive no passado fim de semana, na Feira do Mel e da Castanha na Lousã.
Aí encontrei um senhor artesão muito simpático e conversador, a promover os seus licores, compotas, mel e fruta desidratada.
Todos esses produtos estão certificados e são produzidos artesanalmente na sua propriedade.
Agora que vem aí o Natal, são uma boa prenda para oferecer, e ajudamos a manter por cá as nossas parcas reservas, promovendo também "o que é nosso", evitando o consumo de materiais importados.
 Aqui vos mostro apenas dois  dos tamanhos disponíveis, mas são seis no total (vão dos 50cl aos 4cl).
Como já provei, posso garantir-vos que são muito bons.
Os aqui apresentados são de Mel, mas há também de Café, Castanha, Cereja, Figo, Frutos Silvestres, Laranja, Medronho, Morango e Poejo.
 São de Côja-Arganil, zona de muitas belezas naturais, pelo que aproveitando um passeio, fazem as compras para alguns familiares e amigos, que assim  ficam felizes e com vontade de lá irem também.
No tempo frio que agora nos acompanha, um copinho de licor faz-nos aquecer e apreciar O Bom da Vida.
Façam o Favor de Ser Felizes.
Até breve.
JCNogueira

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festa do Mel e da Castanha na Lousã

Olá.
Na Lousã (pertinho de Coimbra), na Nave de Exposições, está a decorrer desde hoje e até Domingo, a Festa da Castanha e do Mel.
Lá podem adquirir boa castanha da zona, mel da Lousã e licores de vários sabores entre os quais mel também, que nos deixa aquele saborzinho bom do mel na boca durante um bom bocado.
Como mostro na foto as castanhas (do Sr. Abílio José Antunes Henriques de Castanheira de Pera) são muito bem "parecidas" redondinhas e com cara de serem boas  E agora já posso garantir que são deliciosas.
Cozidas são extremamente gostosas, e por cima depois de comidas,um copinho de licor fica impecável.
Pode ainda almoçar ou jantar nas tasquinhas que foram montadas em anexo ao pavilhão.
Valorizem assim uma coisa boa "nossa" e deiam valor ao Bom da Vida, e muito importante, não tem custos de entrada.
Façam o Favor de Ser Felizes.
Até breve.
JCNogueira

terça-feira, 16 de outubro de 2012

"Toureiros" do Café Central na Golegã

 Olá. Recentemente passei de novo na Golegã, donde conhecia a fama dos "Toureiros" (não aqueles que andam a provocar os touros, para os fazer sofrer nas arenas) e que ainda não tinha provado, que segundo dizem é produto exclusivo do Café Central.
 Como se impunha fomos à procura do estabelecimento, e no Largo da Imaculada Conceição lá o encontramos.
  Aqui está o famoso bolo que por mais que tentasse encontrar a lista de ingredientes, não consegui, pois dizem ser somente do conhecimento de quem os faz.
 Tem um sabor agradável e come-se bem, mas o seu preço...
 Quando será que alguns pasteleiros resolvem ver bem a relação preço/qualidade/quantidade/nível de vida e se decidem a colocar os seus produtos com um preço mais razoável?
 Quando lá passarem façam como eu, provem e pronto, já fica feita a cruzinha em mais um paladar.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 Até breve.
 JCNogueira

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"Delícia" da Pastel Dourado

 Olá. As minhas viagens em direção a sul, têm uma nova rotina.
 Quando vou pelo IC2 (antiga N1), pouco depois de passar Pombal, tenho que fazer uma paragem obrigatória na Pastel Dourado em Matos da Ranha, no lado esquerdo da estrada no sentido norte/sul.
 É um estabelecimento pequeno, mas na sua vitrina costuma ter bolos bem saborosos.
 A vitrina gosta de me tentar e como sou guloso...
 A primeira vez que os vi, confesso não me agradaram muito, mas depois da primeira trinca, fiquei cliente.
 Aqui está a "Delícia" da Pastel Dourado, já no quarto do hotel, pronto a dar o seu melhor, para que a fotografia realce o seu verdadeiro valor.
 Agora partido ao meio no sentido longitudinal, para verem o interior
 Massa folhada bem estaladiça como convém, recheado com creme pasteleiro de muito bom sabor, polvilhado nas laterais com côco, e "envernizado" muito suavemente na parte de cima.
 Agora quando passarem, no lugar de Matos da Ranha, que tem placa indicativa nos dois sentidos, não deixem de entrar e provar (na parte da manhã tenho sempre encontrado) as "Delícias", para darem um docinho à vida, e assim elevarem a parte boa do que é, O Bom da Vida.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 Até breve.
 JCNogueira

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Croissant recheado de Amêndoa

 Olá. Recentemente passei em Ponte de Sôr, e como estava em boa hora de trincar qualquer coisita, entrei numa confeitaria de boa aparência que tinha visto alguns segundos antes.
 Na vitrina do balcão, vi estes "meninos", que me pareceram logo dignos de ser apreciados.
 Pedi que fossem cortados a meio, para poder mais facilmente ver o seu interior, e tratei então de comer o meu, para ver se correspondia a figura com o sabor.
 Realmente não me enganei. Massa com a consistência certa, recheio com sabor muito agradável a amêndoa.
 Falta dizer que a responsável pela valorização deste momento do "O Bom da Vida", é a Padaria Pastelaria Pereira, na rua que dá seguimento a quem vem de norte para sul, pertinho do centro de Ponte de Sôr.
 Quando lá passarem, não deixem de entrar e façam um agradável lanche, que sortido de coisas boas não falta.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 Até breve.
 JCNogueira

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Disco" de Vendas Novas

 Olá. Recentemente voltei a Vendas Novas (para visitar a minha Filha) e lá em casa, degustei de novo um bolo/pastel, que visualmente não é muito sugestivo, mas que compensa no sabor, a falta na aparência, pois torna-se uma agradável surpresa ao ser comido.
 Chama-se "Disco". A base é composta por massa folhada, guarnecido em volta com coco ralado, seguro por uma muito fina e delicada película de compota, e a parte de cima é uma placa estaladiça (merengue de claras com açucar) semelhante à cobertura dos jesuítas cá do norte.
 O interior é composto por creme de natas, com uma consistência suficiente para que não se escangalhe, e que completa um conjunto muito harmonioso.
 Como facilmente se vê, abre o apetite de imediato ao mais guloso, (assim partido) mas quando está inteiro passa facilmente despercebido.
 Pode encontrar sem problema esta iguaria delicada, num dos vários estabelecimentos da Panificadora de Vendas Novas, existentes em diversos pontos da cidade.
 Consegue assim um bolo aparentemente simples e despretensioso realçar  "O Bom da Vida", e alegrar um pouco, durante uns momentos, esta nossa existência que alguns andam empenhados em tornar triste e infeliz.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 Até breve.
 JCNogueira

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uma Experiência Catita no Vale do Rossim

 Olá. Na passada semana, apesar dos incêndios que assolavam as zonas bem próximas da Serra da Estrela, fui com a minha Lurdes experimentar uma nova forma de "viver" com a natureza bem pertinho e sem as tecnologias que não nos deixam descansar em paz.
 No concelho de Gouveia, bem junto da Albufeira de Vale do Rossim, nas Penhas Douradas, existe um complexo turístico, que proporciona uma vivência em harmonia com o ambiente natural, muito giro. 
 O EcoResort Vale do Rossim. 
 Está integrado no Parque de Campismo, e é composto por umas habitações ("YURT"), muito especiais (são redondas com uma única "janela" virada para o céu) que ficam entre uma tenda e um bangaló, pois são forrados por fora com tela e isolamento, que fazem um efeito impecável, (de dia estava bastante quente cá fora, e lá dentro estava-se muito confortável).
 No interior a estrutura e composta por tiras de madeira, dando assim um ar bastante rústico.
  O colchão é muito macio, mas ao mesmo tempo firme o suficiente, para não causar qualquer desconforto.
 O equipamento é do mais simples possível. Cama bastante generosa em largura, duas pequenas "mesas de cabeceira", um puf e um fogão (salamandra) de sala. Tem também um irradiador a óleo, para quem não quiser ou souber usar a salamandra. Junto da porta um cabide de madeira, para pendurar algo leve.














 A cabine de chuveiro
e hidromassagem,
faz bastante jeito
depois das caminhadas,
ou outras actividades
que queira praticar
(por onde escolher
não falta, desde
canoagem,
slide, passeios de
bicicleta
ou de jipe
ou ainda
no tempo quente,
nadar nas àguas límpidas
da Praia de
Vale do Rossim,
que até foi candidata
 a uma das 7 Maravilhas).

 O "Yurt" que eu "habitei" tem uma "varanda", onde pode fazer uns piqueniques ou tomar banhos de sol, abrigado das brisas da montanha.
 A única ligação ao resto do mundo, é nos dada pelo rádio existente na cabine de chuveiro, para aqueles que não se sentem bem, sem saber como vão as desgraças por aí fora.
 Aproveite para levar uns bons livros para ler, boa disposição para compartilhar com a sua companhia, e energia para absorver todos os bons momentos que a natureza lhe proporciona.
 Consegue-se muito facilmente dar valor ao "Bom da Vida", nesta experiência que se torna rapidamente inesquecível, e nos faz ficar com vontade de voltar de novo.
 Até breve.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 JCNogueira

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Travesseiros da Piriquita em Sintra

 Olá.
 Finalmente, lembrei-me de fotografar os famosos travesseiros da "Piriquita" em Sintra antes de os fazer marchar cá para dentro.
 A culpa sempre é deles, que com o seu aspecto tão delicioso, nos fazem perder os sentidos ao que temos de fazer, antes de os comer.
 Desta vez a casa estava medianamente cheia, o que também ajudou a tirar um pouco a pressão.
 São irmãos, apesar de um ser mais comprido que o outro, mas eram igualmente bons os dois.
 Agora que o peso da idade, vai dando mais sentido ao pensar nas consequências, somente como um de cada vez, mas tempos houve que era uma loucura. Também se não aproveitamos O Bom da Vida, vamos aproveitar o quê?
 Até breve.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 JCNogueira

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rolo de Amêndoa

 Olá.
 Completei mais um ciclo de existência, nos primeiros deste mês, e como não tive quem me desse um bolo, fui eu à procura...
 Uma empresa aqui do Norte (Casa dos Profiteroles), tem várias lojas espalhadas pelo "nosso" País e no norte de Espanha.
 Tinha tido já a oportunidade de algumas vezes comer a sua "Torta de Noz", e como ando em busca da "torta algarvia", que comi (e não sei quem a faz) há já alguns anos, resolvi tentar o "Rolo de Amêndoa".

 É bolo para um kilo e seiscentas gramas, mas todas elas de pura gula.
 Quando se chega com ele a casa, tem de se colocar a descongelar, e depois pode-se ir saboreando durante uns dias (no máximo 4, segundo eles dizem), se dermos tempo a isso.

 Os riscos de ligação, que servem para enrolar a massa são de caramelo, e é coberto com uma finíssima película de chocolate.

 Digam lá se não tem mesmo "boa cara", parece até que está a dizer, anda-me comer...
 Gostei bastante e fiquei com vontade de experimentar mais alguns, (sim que eles fazem um grande número de diferentes bolos e todos com aspecto bem apetitoso.
 Como costumo dizer OBom da Vida é o que se leva desta, por isso vou aproveitando.
 Até breve.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 JCNogueira

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jesuítas da Império no Porto

Olá.
Tal como prometi, volto hoje aos "Jesuítas".
Tinha tido conhecimento que no Porto, minha amada cidade, existe uma confeitaria que "pede meças" aos jesuítas de Sto. Tirso.
Para tirar as dúvidas, lá fui à Confeitaria Pastelaria Império, na Rua de Sta. Catarina, 149/151.
Quando chegou o momento da degustação, foi um prazer apreciar a textura do folhado impecável, e a sua cobertura, bem gostosa e estaladiça como convém a este pastel.
Como se pode ver na foto acima, a altura do folhado não é demasiada, e assim pode ser comido por todas as bocas, grandes ou pequenas, sem qualquer problema.
O preço é (foi no dia em que os comprei, pois agora não são garantidos preços, em coisa nenhuma) o justo para um bom pastel jesuíta, coisa que não acontece na de Sto. Tirso, onde praticam um preço muito exagerado.
Na questão de comparar os dois jesuítas, digo sem medo de errar que, desde que esteja mais perto do Porto que de Sto. Tirso, delicie-se com os da Império, onde como eles dizem têm produtos Especiais a Preços normais. Se estiver mais perto de Sto. Tirso, coma lá que também são bons.
O que era verdadeiramente "O Bom da Vida", era encontrar em qualquer lado, coisas boas a um preço justo, e não como acontece em muitos lados, preços exageradamente elevados, que assim nos fazem ter mais reticências em abrir os cordões à bolsa, para apreciar o que é bom.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Almofadas de Penela

Olá.
A caminho do sul, mais uma vez, parei manhã bem cedo (num sábado de julho passado) em Penela.
Numa rua de nome Coimbra, no número 18, encontrei uma pequena confeitaria, com muito bom aspeto, e enquanto esperava pelo café, vi entrar os tabuleiros dos bolos que estavam a chegar fresquinhos.
Uns logo me "saltaram à vista" pelo seu formato pouco comum.
Pedi então à menina que estava ao balcão, por indicação do formato, que trouxe-se dois.
Para saber o nome é que foi mais complicado, (quando fiquei pronto a fotografar o pedido, já a "parceira de viagem" tinha comido metade do da direita) pois a menina não tinha a certeza da sua designação.
Fiquei no momento com a ideia que lhe tinha chamado "ferraduras", porém no talão apareceram como "almofadas".
Também não interessa muito o nome, pois o importante é que são bem bons, e desde que estejam à vista sempre se pode apontar, e já se sabe qual é o pretendido.
A confeitaria é a "Pastelaria Doce Penela" e merece bem a visita, pois para além destes, tem muitos outros igualmente com muito bom aspeto, e a fazerem crescer àgua na boca, a todos os apreciadores d´O Bom da Vida, que é ser feliz neste, como noutros pequenos pormenores, que completam a nossa passagem por cá.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

domingo, 22 de julho de 2012

Pão de passas e nozes

Olá.
Hoje trago-vos algo que é bom, mesmo sem ser doce.
Em Vendas Novas, nas padarias da Panificadora de Vendas Novas, encontra-se uns pães de passas e nozes que são muito bons.
O seu aspecto rude, engana pois o seu sabor e consistência, são de uma delicadeza, capaz de agradar a qualquer bom apreciador das delícias que nos fazem ter em conta O Bom da Vida.
Como se pode ver na foto de cima, as fatias trazem uma boa quantidade dos frutos que lhe dão o nome, e assim  passa um pão a ser quase um doce, mesmo ser ter adicionado açucar, o que faz e sabe muito bem.
Tomem nota e não se esqueçam, quando forem ou passarem em Vendas Novas, não deixem de entrar numa das padarias da Panificadora de Vendas Novas (há várias espalhadas pelo concelho, e uma bem em frente ao quartel no centro do burgo).
Brevemente trarei mais coisas boas de Vendas Novas, para vos fazer crescer àgua na boca.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

domingo, 15 de julho de 2012

Jesuítas da Moura de Stº Tirso

Olá.
Como é domingo, e o dia está bom para um passeio, hoje aconselho a ida a Santo Tirso comer uns Jesuítas, na Confeitaria Moura, que dizem ser os melhores que há.
Estes sabem muito bem, e por serem bons, não se pode ir à procura deles para o fim do dia, pois corremos o risco de não os encontrar, tal como já me aconteceu e ficar assim com àgua na boca e o apetite insatisfeito.
Uma coisa está garantida desde já, baratos estes não são, mas como é para elevar O Bom da Vida, come-se só um cada.
Pode-se ver que são bem formados e altinhos, nesta foto, o que não dá para ver é o seu sabor  e como são estaladiços.
Vou por estes dias fazer o comparativo, com os de uma outra confeitaria, de uma outra cidade.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Olá.
Pois é. Este Blog completou no dia 20 de Abril um anito de existência, e eu com a vida como ela anda, até me esqueci do aniversário.
Como diz o Povo por cá, mais vale tarde que nunca, e por isso somente hoje mudo o visual da página inicial.
É o fruto do trabalho gráfico do meu filho Daniel (que tem muitos mais conhecimentos disto, do que eu) e resulta do agrupamento de algumas das fotos aqui publicadas, durante o primeiro ano de vida neste "nosso" espaço.
Vou tentar estar mais presente por aqui, mas está para já, um pouco difícil. Logo que esteja mais livre, prometo aumentar o ritmo.
Não liguem muito às fracas notícias que nos vão chegando todos os dias, e prestem mais atenção àquelas pequenas coisas que fazem realçar O lado Bom da Vida.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

domingo, 10 de junho de 2012

Fundão e as suas cerejas

Olá.
Este fim de semana, calhou a vez ao Fundão de receber este V/ amigo que muito gosta de coisas que façam realçar O Bom da Vida.
Como quase sempre acontece, houve de tudo.
Começei por ir até Alcongosta, para provar as cerejas do Fundão, e assim poder dizer de minha justiça quais as melhores (Fundão ou Resende).
Para não ofender ninguém, direi que são ambas muito boas, mas continuo a preferir as de Resende, pelo simples facto, que as sinto mais doces e macias (aquelas bem negrinhas, que ainda na semana que passou, fui comendo sem fartar).
Lá subi a encosta de Alcongosta (que não é fácil), e lá fui provando aqui e ali.
Até me decidir pelas que aqui vos mostro. No escurinho do sítio (onde as comprei), pareciam mais negrinhas, mas vieram a revelar-se mais vermelhas que negras.
Algures lá pelo meio, encontrei uns pasteis de nata de cereja, que  não passavam de umas pobres cópias dos que recentemente foram apresentados, como especialidade do Fundão.
Quem não teimar e não provar noutro lugar, vai dizer que não recomenda a ninguém, pois não eram mais que uns pobrezitos, (ainda que não se possa chamar pobre, a um pastelito que custa um Euro) pasteis de nata com uns bocaditos de cereja lá dentro (foi-me dito que era para não ficar demasiadamente doce e enjoativo).
Como não sou de desistir fácilmente, procurei depois já no Fundão, os ditos pasteis e acabei por os encontrar.
Estes sim são uma nova especialidade que vale a pena apreciar, para mais custam menos vinte por cento que os tristes lá de cima.
São feitos pela Arte & Doce, confeitaria que se encontra  no Loteamento do Espirito Santo, ali pelo centro do Fundão.
Por fora a estaladiça massa do costume, lá dentro doce de cereja com pedacinhos por cima e polvilhados com canela.
Como cerejas ainda continuam a haver muitas, vá dar uma passeata até ao Fundão e aproveite para conhecer esta nova delícia.
As outras coisas menos boas, o melhor é esquecer e nem falar delas.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

sábado, 2 de junho de 2012

Festa da Cereja Resende 2012

Olá.
Hoje e amanhã são dias de festa em Resende.
Pela foto dá para ter uma ideia de como são boas.
Cada caixa com dois Kilos e meio custa 5 euritos.
Vá, saia lá do sofá ou cadeira e siga até lá. Não se vai arrepender. São uma delícia!
Assim terá mais uma coisita para encontrar O Bom da Vida.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira.

sábado, 26 de maio de 2012

Cerejas em Resende

Olá.
Para os apreciadores, (e quem ainda não for, se experimentar passa a ser também), no próximo fim de semana (2 e 3 de junho) em Resende realiza-se o Festival da Cereja.
Não deixe de lá ir, que vai encontrar certamente muita e boa cereja deliciosa, como é já tradição nessa localidade.
Não podemos perder as coisas que nos fazem valorizar O Bom da Vida,  já que os tempos que correm só nos empurram para baixo.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira