segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Em busca do Pastel de Nata de Castanha

 Olá.
 Hoje fui em busca do Pastel de Nata de Castanhas.
 Vi recentemente na tv uma reportagem (duas assim, é que é) sobre as festas da castanha em Vinhais e em Carrazedo de Montenegro-Valpaços.
 Nas feiras foram entrevistados pasteleiros que falaram nos pasteis de nata de castanha, e logo me ficou na retina, a forma engraçada como a pessoa entrevistada em Carrazedo de Montenegro, que tratou de forma engraçada, de dar bom destaque ao nome da sua pastelaria.
 Como estamos em plena época da castanha, e antes que não houvesse, meti-me à estrada para as ir provar.
 Não foi difícil encontrar a pastelaria, mas infelizmente dos pasteis que eu queria, nada de nada (só os fazem durante os dias da festa), fiquei com pena, claro.
 Na vitrine havia uma boa variedade de pasteis e para não dar a viagem por perdida, acabei por degustar uns pasteis de carne (vulgo Pasteis de Chaves), que por sinal eram muito bons.
 Para mais tarde trouxe Queijadinha de Laranja.
 Tem muito bom aspeto e sabor a condizer.
E veio também Bolo de Arroz de Canela e Mel.
  Muito fofinho e gostoso, sem qualquer favor.
 Chegado ao carro tratei de ver a que distância estava de Vinhais, e como era pouca, lá fomos novamente em busca dos Pasteis de Nata de Castanha, onde tinham dito que os fariam durante todo o ano, dado que tinha sido um sucesso logo nos primeiros dias.
 O nome andava um pouco esquecido na "carola", mas quando cheguei, encontrei logo uma carrinha que me fez recordar de imediato o nome meio esquecido, Pastelaria O Docinho, que para quem como eu é guloso, torna-se bem sugestivo.
  A casa é bem pequenina, mas na vitrine lá estavam eles.
 Provamos e aprovamos, e pedimos mais para levar para casa.
 A única parte que não foi gustosa foi o preço. Um euro! Vinhais parece que sofre de fartura, mas francamente um euro por um pastel de castanha não esperava, mas enfim. Depois dizem que há crise.
 Comparativamente em Carrazedo de Montenegro paguei 50 e 60 cêntimos por cada pastel, e todos eles deliciosos.
 Como digo aqui sempre. 
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 Fiquem bem.
 JCNogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário