quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rolo de Amêndoa

 Olá.
 Completei mais um ciclo de existência, nos primeiros deste mês, e como não tive quem me desse um bolo, fui eu à procura...
 Uma empresa aqui do Norte (Casa dos Profiteroles), tem várias lojas espalhadas pelo "nosso" País e no norte de Espanha.
 Tinha tido já a oportunidade de algumas vezes comer a sua "Torta de Noz", e como ando em busca da "torta algarvia", que comi (e não sei quem a faz) há já alguns anos, resolvi tentar o "Rolo de Amêndoa".

 É bolo para um kilo e seiscentas gramas, mas todas elas de pura gula.
 Quando se chega com ele a casa, tem de se colocar a descongelar, e depois pode-se ir saboreando durante uns dias (no máximo 4, segundo eles dizem), se dermos tempo a isso.

 Os riscos de ligação, que servem para enrolar a massa são de caramelo, e é coberto com uma finíssima película de chocolate.

 Digam lá se não tem mesmo "boa cara", parece até que está a dizer, anda-me comer...
 Gostei bastante e fiquei com vontade de experimentar mais alguns, (sim que eles fazem um grande número de diferentes bolos e todos com aspecto bem apetitoso.
 Como costumo dizer OBom da Vida é o que se leva desta, por isso vou aproveitando.
 Até breve.
 Façam o Favor de Ser Felizes.
 JCNogueira

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jesuítas da Império no Porto

Olá.
Tal como prometi, volto hoje aos "Jesuítas".
Tinha tido conhecimento que no Porto, minha amada cidade, existe uma confeitaria que "pede meças" aos jesuítas de Sto. Tirso.
Para tirar as dúvidas, lá fui à Confeitaria Pastelaria Império, na Rua de Sta. Catarina, 149/151.
Quando chegou o momento da degustação, foi um prazer apreciar a textura do folhado impecável, e a sua cobertura, bem gostosa e estaladiça como convém a este pastel.
Como se pode ver na foto acima, a altura do folhado não é demasiada, e assim pode ser comido por todas as bocas, grandes ou pequenas, sem qualquer problema.
O preço é (foi no dia em que os comprei, pois agora não são garantidos preços, em coisa nenhuma) o justo para um bom pastel jesuíta, coisa que não acontece na de Sto. Tirso, onde praticam um preço muito exagerado.
Na questão de comparar os dois jesuítas, digo sem medo de errar que, desde que esteja mais perto do Porto que de Sto. Tirso, delicie-se com os da Império, onde como eles dizem têm produtos Especiais a Preços normais. Se estiver mais perto de Sto. Tirso, coma lá que também são bons.
O que era verdadeiramente "O Bom da Vida", era encontrar em qualquer lado, coisas boas a um preço justo, e não como acontece em muitos lados, preços exageradamente elevados, que assim nos fazem ter mais reticências em abrir os cordões à bolsa, para apreciar o que é bom.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Almofadas de Penela

Olá.
A caminho do sul, mais uma vez, parei manhã bem cedo (num sábado de julho passado) em Penela.
Numa rua de nome Coimbra, no número 18, encontrei uma pequena confeitaria, com muito bom aspeto, e enquanto esperava pelo café, vi entrar os tabuleiros dos bolos que estavam a chegar fresquinhos.
Uns logo me "saltaram à vista" pelo seu formato pouco comum.
Pedi então à menina que estava ao balcão, por indicação do formato, que trouxe-se dois.
Para saber o nome é que foi mais complicado, (quando fiquei pronto a fotografar o pedido, já a "parceira de viagem" tinha comido metade do da direita) pois a menina não tinha a certeza da sua designação.
Fiquei no momento com a ideia que lhe tinha chamado "ferraduras", porém no talão apareceram como "almofadas".
Também não interessa muito o nome, pois o importante é que são bem bons, e desde que estejam à vista sempre se pode apontar, e já se sabe qual é o pretendido.
A confeitaria é a "Pastelaria Doce Penela" e merece bem a visita, pois para além destes, tem muitos outros igualmente com muito bom aspeto, e a fazerem crescer àgua na boca, a todos os apreciadores d´O Bom da Vida, que é ser feliz neste, como noutros pequenos pormenores, que completam a nossa passagem por cá.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira