segunda-feira, 4 de julho de 2011

Relembrar bons sabores

Olá.
Hoje fomos (eu e a "minha" Lurdes) dar um saltinho a Viana do Castelo, e aproveitamos para relembrar os bons sabores que lá conhecemos.
Na Rua Sacadura Cabral, em pleno centro histórico da cidade, está instalada há muitos anos a Confeitaria Brasileira, que produz entre muitos bolos e pasteis, os famosos "Sidónios" e uns croissant´s recheados que são uma maravilha.
                                    Estes são os "Sidónios".

                                 E estes os croissant´s recheados.
O centro de Viana está realmente mais apetecível para passear a pé, mas quem chega de carro, não se safa facilmente sem gastar mais uns trocos em estacionamento, e assim lá se fala da crise do comércio fora dos centros comerciais.
Mas deixando isso para trás, o que importa é apreciar O Bom da Vida, enquanto podemos e não chegam os "papões do costume" com os cortes nos largos rendimentos dos Portugueses.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pasteis fresquinhos de madrugada

Olá.
De quando em vez sabe bem ir de passeio a Espinho, pelo princípio da noite, para ver o mar, sem o calor do sol a fritar-nos o cérebro, e todo o reboliço próprio de uma cidade.
Ainda sabe melhor quando já as pernas estão um pouco cansadas, saber que na Rua 19, número 241 se encontra a Confeitaria da Aipal, sempre aberta das 22.00 às 04.00 da manhã, com pasteis frequinhos.
Quando lá vamos não costuma ser muito diferente a ementa. Dois Croissant´s recheados, uma Nata e um Pingo de Mel (também conhecido por Bispo em outros lugares).
Depois sentar num dos bancos que ladeiam a rua (só para peões), e deliciarmo-nos com o sabor e frescura dos pasteis, na companhia dos muitos gulosos como nós, que habitualmente (principalmente ao fim de semana) fazem fila de espera para chegar ao balcão.
O Bom da Vida, passa muitas vezes por pequenos momentos como este, que devemos sempre aproveitar, enquanto podemos.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sintra tem um novo Hotel Ibis

Olá.
Em Sintra, mesmo na entrada da Vila, temos agora um novo Ibis, que pela sua localização, está mesmo a jeito para quem quer conhecer, ou revisitar esta localidade, que tantos motivos de interesse tem, para os apreciadores das mais diversas actividades e gostos.
Desde logo os passeios a pé, pelas suas ruas estreitinhas e sinuosas, mas também nas suas avenidas e jardins.
As visitas aos palácios e museus que abarcam muitos estilos e épocas.
A gastronomia e para quem como eu gosta, a doçaria que tem largos pregaminhos de longa tradição, como por exemplo os "Travesseiros" da "Piriquita".
O Ibis Sintra tem pois muitos pontos a seu favor.
É uma unidade nova de raiz e por isso criada para a finalidade pretendida.
Os quartos são bem agradáveis e com decoração de bom gosto.
São de tamanho razoável, para a tipologia do hotel.
Tem inclusivé uma moderna tv, muito bem inserida no ambiente.
O quarto-de-banho muito funcional, (nos moldes das modernas unidades), corresponde ao preciso, não faltando o secador de cabelo.
Tem garagem e parque privativo.
Quando pensar ir a Sintra de novo, não deixe de utilizar esta moderna unidade hoteleira, que tem ao seu serviço  pessoal muito simpático e ambiente quase familiar.
Aproveite assim O Bom da Vida, pois ela é para ser bem vivida.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

domingo, 12 de junho de 2011

Palace Hotel do Bussaco

Olá.
Recentemente fui com a minha Lurdes, relembrar os lugares da nossa primeira Lua de Mel, no Luso-Buçaco.
Para tal escolhemos desta vez o Palace Hotel do Bussaco, que é o Palácio Real do Bussaco projectado no estilo neomanuelino, no final do século XIX.

Esta é a fachada virada para o estacionamento do palácio, e à direita a entrada no hotel.
As traseiras do palácio, visto do jardim.
O hotel está situado bem no interior da Mata Nacional do Buçaco, e por esse facto é o lugar mais indicado para quem queira apreciar o sossego, paz e tranquilidade, que se podia encontrar na antiguidade, e que já muito pouco se encontra fora daqui.
Depois de fazer o registo da entrada, fomos reconhecer o palácio...
No patamar das escadas (O hotel tem elevador mas para se sentir verdadeiramente a ambiência, nada como as escadas) está esta armadura que de noite tem os olhos (do boneco que lá está dentro) com luz.
 
Estes são os vitrais que iluminam com luz natural as escadas, para o primeiro andar, e as salas do primeiro e segundo.
De cada lado das escadas, as paredes estão ricamente pintadas com temas da época, dos descobrimentos, e que na sua construção foram usados para valorizar esses gloriosos tempos.
Ao cimo dos dois lanços de escada, no primeiro andar, está esta bela sala de estar.
No centro da foto está a porta do nosso quarto.
Da porta da entrada, esta é a visão geral.
Logo à entrada a sala de vestir, com o respectivo guardafatos.
À direita fica a casa de banho com tudo o que é preciso, e sobre o banquinho os roupões respectivos para o casal.
No lavatório o cestinho com os produtos do costume, mas estes feitos com fragâncias da Mata do Bussaco.
Na salinha de estar existem dois cadeirões, com a sua mesa de apoio.
E  na sua frente uma pequena televisão.
Finalmente chega-se ao quarto, com a sua bela cama de boas dimensões e muito confortável.
Um toucador faz parte do mobiliário, com o frigobar por baixo.
No exterior tudo inspira calma e beleza. O jardim sempre muito bem tratado, por uma equipa de jardineiros.

E nem falta a presença de um belo cisne branco, que sempre que se apercebe que tem audiência, logo faz a sua pose de grande estrela.
 A pé ou de carro tem muitos percursos possíveis de percorrer na mata, que tem lugares lindíssimos como por exemplo o Vale dos Fetos, Fonte Fria, Via Sacra com as respectivas paragens, e o Miradouro da Cruz Alta, donde se tem umas panorámicas fabulosas, e que fica bem mais acima que o pararraios do palácio.


Recomendo vivamente a visita deste pequeno paraíso logo que possa, e mesmo que já lá tenha ido, (como eu, que nunca me canso de lá voltar) agende uma nova visita, que virá com energias renovadas para continuar a vida do dia a dia, e relembrar que sempre existe um lado com O Bom da Vida.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

P.S.-Não, não estava distraído com a ortografia. O hotel e respectiva mata usam "Bussaco", pois é o seu nome original. O lugar agora tem o "Buçaco", como agora se escreve.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Almendras Benedictinas-Amêndoas Benedictinas

Olá.
Quem sabe dar bem valor, às pequenas coisas que justificam  O Bom da Vida, são as freiras dos conventos, espalhados por este nosso mundo.
Aqui em Portugal temos muitas receitas conventuais, que usam preferentemente as gemas de ovo, para fazer verdadeiras delícias que nos fazem pecar como gulosos.
Em Alba de Tormes-Salamanca, no Convento de la Assunción das Benedictinas, produzem umas "Almendras Benedictinas" (Amêndoas) muito docinhas.
 
Os meus Amigos Jesús e Lídia, donos das casas de Turismo Rural em Martinamor-Salamanca, Torre Verde e Valderrojo, vieram recentemente passar uns dias no nosso Norte, e como conhecem o meu fraquinho por coisas doces, trouxeram-me um pacote dessas amêndoas.
Têm mesmo cara de quererem ir para a barriguita em pouco tempo, mas é preciso ir com calma, porque as "Irmãs Benedictinas" não poupam no açucar.
Muchas gracias mis Amigos, espero os ver pronto de nuevo.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

sábado, 28 de maio de 2011

Festa da Cereja em Resende

Olá.
Mais um ano, nova Festa da Cereja em Resende (diziam antes que era a Capital da Cereja, agora não fazem referência a isso) onde o mote é tão só, a belíssima cereja.
Carnuda, doce, e sumarenta como só daqui se consegue, (já doutros sítios dizem ser muito boas, mas ainda não comi como estas) este fruto muito limitado no tempo, é para mim um dos favoritos.
Se tem um pouco de tempo livre aproveite e vá lá, (hoje ou amanhã) pois a festa são só dois dias, e coma à vontade estes deliciosos frutos vermelhos, que muito bem fazem à nossa saúde, pelo preço único de 2 euros o Kilo.
Cá para casa vieram cinco caixinhas, e vão marchar todas, que gostosas como são fazem pensar e apreciar, "O Bom da Vida" enquanto dura.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira

sábado, 21 de maio de 2011

Empadinhas de Maçã do Golf Mar

Olá.
Como já aqui disse e sabem todos os que me conhecem, sou capaz de andar uns bons quilómetros, somente para degustar umas boas coisas doces.
Recentemente estive em Torres Vedras (depois falo e mostro sobre isso) duas vezes, em pouco mais de quinze dias.
Na primeira estadia fazia parte da ementa do pequeno-almoço, empadas de maçã, coisa que eu muito aprecio.
Como na segunda não havia escrevi um mail para o hotel, perguntando qual a cadência ou outra rotina da entrada das empadas na ementa.
Respondeu-me o sr. Hélio Lima, responsável por esse serviço, no Hotel Golf Mar de Torres Vedras, que no interesse de renovar os elementos da ementa, havia uma rotatividade na inserção, mas que se informa-se na altura da reserva esse meu desejo, seria possível atender o meu pedido.
Assim fiz na semana passada, e hoje após ser reconhecido, como "o tal que adora empadas de maçã", a Menina (desculpe mas não vi o seu nome) encarregada da sala, mandou preparar para mim expressamente as "Empadinhas de Maçã".

Estavam como sempre deliciosas, e desta vez ainda souberam melhor, pois tinham um toque especial de simpatia e gentileza.
São atitudes e comportamentos destes, que caiem sempre bem e cativam clientes.
Nunca se arrependam de atender estas pequenas coisas, que nos fazem sentir "O Bom da Vida".
Por isso já sabem, quando quiserem comer umas empadinhas maravilhosas, reservem quarto no Golf Mar e peçam-nas que elas são mesmo muito boas.
Não podia deixar de agradecer ao sr. Hélio Lima, e à Menina Encarregada da Sala. Apreciei muito o vosso cuidado e gentileza.
Até breve.
Façam o Favor de Ser Felizes.
JCNogueira